Benefícios e a Importância do Xadrez

Importância do Xadrez: “A importância do Xadrez” pode ser definida em termos das qualidades inerentes ao jogo exercidas pelos contendores na prática do xadrez. Especialistas em xadrez têm feito referência às numerosas razões por que são levados a considerar o xadrez como um dos mais importantes, senão o mais importante, dos passatempos. Marshall diz: “O xadrez não é somente o mais cosmopolita (indivíduo que se considera cidadão de todos os países) de todos os jogos, mas é também o mais democrático. Um enxadrista é sempre bem-vindo em qualquer parte do mundo, independentemente de sua condição social ou financeira”.

Tarrasch diz: “O xadrez é uma forma de produtividade intelectual, e nisso reside seu encanto peculiar (característico). A produtividade intelectual é uma das maiores alegrias      – se não a maior – da existência humana. Nem todas as pessoas podem escrever uma obra, ou construir uma ponte,  ou mesmo contar uma boa piada. Porém no xadrez qualquer um pode, e deve, ser intelectualmente produtivo, partilhando assim de seu particular encanto. Sempre tive um delicado sentimento de piedade pelo Homem que não conhece o xadrez, da mesma forma como sinto piedade por quem permaneceu ignorante do amor. O xadrez, como o amor, como a música, tem o poder de tornar os Homens felizes”.

Fiske cita: “Ele (xadrez) dá prazer ativo à juventude, sóbria satisfação à maturidade e perpétuo consolo à velhice”.

Zweig escreve que o jogo de xadrez tende a “afastar o tédio, aguçar os sentidos, exaltar o espírito”.

Grover diz: “O Jogo Real traz ricos dividendos – mente aguda e alerta, superior apreciação de valores, senso de proporção e compreensão mais madura da própria vida e de nossos companheiros”.

Reinfeld diz: “Posso dizer honestamente que muito apreendi com o xadrez: como ser paciente, como suportar as coisas, como compreender o ponto-de-vista dos outros, como persistir em caminhos não comprometedores, como tirar lições de meus erros”.

Virtudes (Inerentes ao Xadrez): As virtudes no xadrez são as excelências das qualidades pessoais sancionadas (confirmadas) pelos membros da irmandade enxadrística. Boas e sólidas virtudes morais encontram sua expressão no xadrez, tanto quanto em qualquer outra esfera da atividade humana. Há muitos anos, um indiano já dissera que as virtudes no xadrez “são tão inumeráveis como as areias do Saara africano”. Apontou que o xadrez “cura a mente enferma, restaurando-lhe a saúde. É repouso para o intelecto superexcitado e folga para o corpo fatigado. Suaviza a aflição de uns e eleva o prazer de outros. Ensina o Homem irado a conter suas paixões, o leviano a tornar-se sério, o cauteloso a ser audaz e o aventureiro a ser prudente”. Os entendidos parecem concordar em que as virtudes cardeais inerentes ao jogo de xadrez são a lealdade incondicional, a cooperação e a obediência. Nenhuma peça no tabuleiro se rebela jamais, deserta ou se torna traidora. Todas as peças são fiéis até a morte. Um persa entusiástico exclamou uma vez que, por meio do jogo de xadrez ordenado e correto, “todas as faltas que formam as enfermidades da alma se convertem em suas virtudes correspondentes”.

(Trechos extraídos do livro: MODERNO DICIONÁRIO DE XADREZ, Byrne J. Horton, Editora IBRASA).

_____________________________________________

CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE O JOGO DE XADREZ
 

O xadrez teve várias definições ao longo da história: jogo, ciência, esporte de raciocínio, arte, passatempo interessante e divertido. Se bem interpretado, supera todas essas definições e pode também ser utilizado como instrumento eficiente para o desenvolvimento e aprimoramento de importantes habilidades proveitosas nas mais diversas situações do dia-a-dia.

 Foi a partir dessa percepção que nasceu o XADREZ MULTIFOCAL, que alia DIVERSÃO a DESENVOLVIMENTO PESSOAL, conseguindo com mais eficiência o melhor desempenho do aluno também no XADREZ COMPETITIVO, XADREZ RECREATIVO e XADREZ ESCOLAR. Mesmo sendo em grupo, as aulas são ministradas de maneira individualizada, respeitando sempre a idade e o ritmo de cada aluno.

 A arte de jogar xadrez, se interpretada de maneira adequada e bem orientada, desenvolve e aprimora na criança e no adulto as capacidades de: concentração, prudência, raciocínio, fazer planejamento com monitoramento sistemático, cálculo mental, auto confiança, não se desesperar diante de problemas por mais difíceis que aparentem ser, correr riscos calculados, controlar a ansiedade, memorização, tomar decisões, identificar e criar suas próprias oportunidades bem como aproveitá-las, compreender a importância de usar o que se tem e o que se sabe, responsabilidade, improvisar, refrear sentimentos, auto controle, inteligência competitiva, independência, identificar ou desenvolver perspectivas, transformar informações em conhecimento útil aplicado, lidar com “frustrações”, concluir e organizar pensamentos, conhecimento sobre tática e estratégia e a importância de ambas na vida.

É muito importante para a criança, crescer aprendendo a utilizar a estratégia do xadrez no dia-a-dia. Futuramente, na adolescência e na vida adulta, tratará de problemas de forma prática porque estará consciente de que por mais difícil que seja a situação, se tiver solução, ela será encontrada, ou no mínimo, saberá tirar algo de positivo, nem que seja um aprendizado, uma lição. Afinal, JOVEM PREPARADO, JOVEM VENCEDOR. É assim no xadrez, é assim na vida!   (J. Leonel Santana)

3 respostas para Benefícios e a Importância do Xadrez

  1. Izabela disse:

    legal muito bom

  2. NiNa disse:

    Xadrez o Beneficio e a importância do xadrez…..Assim Jovens Pelo Menos Não Fica Nas Drogas Vamos Incentiva todo os jovens a Xadrez pois Xadrez tbm da Futuro As Pessoas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s